quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Praga in and out

Cheguei em Praga ontem à tarde, vim de trem. Maravilhosa a paisagem do caminho, parecia tudo de brinquedo.

Praga é interessante e peculiar. É uma cidade pra amar e odiar, definitivamente. Eu posso dizer que amei as construções de vários séculos atrás, as ruazinhas da cidade velha, o castelo do rei, o artesanato local e o hotel onde estou. Mas odiei a estupidez dos tchecos, os taxistas clandestinos, a putaria em excesso e o senso de estilo dessa galera.

Agora sendo mais específica. A cidade eh bem antiga e foi modernizada. Nessa modernização, ela decaiu bastante. A avenida principal, onde localiza-se construções do século 13, 14 e 15, de dia é repleta de turistas e à noite vira putedo. Os taxistas não são honestos! Não se pode pegar taxi na rua, porque a maioria é clandestino. Eu levei um enorme calote (uns 50 reais a mais, para ser mais exata) (y), tem que pedir pra alguém ligar, seja de um ponto de informações para turistas ou da recepção do hotel. Ou então, optar pelo mais barato, metrô e ônibus.

A parte mais peculiar é com certeza a comida. Aqui o mais comum é carne, mas nao um churrasco, uma mistura de várias carnes numa panela é o prato mais típico. Cada mordida era uma supresa, umas melhores, outras piores, mas tudo levemente adocicado (acho que era o tempero). Tinha um repolho meio estranho de duas cores no meio de toda aquela carne e um purê de batata bem de canto do ladinho da gororoba. Tava bem gostoso, isso que interessa! Já tava enjoando do sushi e de Mc, que sempre salva.

A cidade não é grande, não tem muita coisa pra ver. Porém, fiz uma coisa diferente hoje, que nunca tinha feito. Um city tour a pé com uma guia tcheca que tinha português fluente. Andar com ela pelos principais pontos da cidade com as explicações nos mínimos detalhes foi maaara! Eu poderia contar inúmeras histórias e lendas que ela contou hoje, mas não, muita mão :P Vou contar a história do Menino Jesus de Praga.

Era uma vez uma família de reis e rainhas na Espanha. Há muitos anos se passava de geração em geração, para a filha mais velha/bonita/inteligente um boneco no dia em que ela se casava. Uma dessas moças se casou com um tcheco e assim, o boneco foi parar aqui na República Tcheca (antiga Tchecoslováquia, mas isso eh outra história). A filha deste casal, chamada Polyxena (lindo nome), teve apenas filhos homens e, portanto, decidiu doar o menino para a igreja católica. Durante os últimos 400 anos, Praga passou por muitos conflitos, e o Menino Jesus de Praga apenas perdeu os bracinhos no meio disso tudo. A Igreja católica abraçou de vez ele, e atualmente o guri tem devotos pelo mundo todo.

Agora a parte mais viagem dessa história toda. Este menino, é tratado como uma criança de verdade, a cada não sei quantos dias, a sua roupa é trocada pelas freiras. Ele tem mais de 60 roupas e uma delas foi doada pelo Paulo Coelho (siiiim, o escritor brasileiro não muito popular nacionalmente). Isso porquê, há uns anos atrás, ele pediu a estátua, fama e sucesso e em troca daria uma roupa vermelha. E assim aconteceu. Acho que em 2008, ele trouxe a tal da roupa, porém o menino jesus não pode usar porque o Paulo Coelho errou na medida da vestimenta e ela ficou muito grande. Fim.

Sem fotos hoje, bateria acabou e nao consegui localizar o carregador ;/

6 comentários:

  1. não odeie tanto, babe...



    satélikte de .romA

    ResponderExcluir
  2. P.s.: Eu adoro "in&out"s... pergunte ao franchico!!!

    ResponderExcluir
  3. eu ia curtir essa pajança gastronômica

    ResponderExcluir
  4. nao odiei taaanto, mas nao pretendo voltar :}

    ResponderExcluir
  5. agora tu sabe onde fica Praga :D
    by tuio

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que eu vou amar :D
    Tu é muito exigente,tcheeeeeee!
    Eu me satisfaço comendo pão com salame e bebendo vinho barato em qualquer ruela da Europa,só pela arquitetura e ambiente já vale a pena! De qualquer forma,agora já comprei passagens pra Londres e Praga e vou realizar meu sonho, então seja o que Deus quiser \o/
    Não pretendo pegar táxi a não ser que eu perca o avião caso contrário,e não vejo problema com putaria,se não me atacarem ou algo assim tá beleza!
    Mas massa os teus tours,quero um guia legal tb!
    Beeeijo,cabezon!

    ResponderExcluir