terça-feira, 8 de março de 2011

Com o peito cheio de orgulho

Oi!
Janeiro e fevereiro foram conturbados socialmente para mim. Casamento, formaturas, cursos e viagens ocuparam todos os finais de semana dos dois primeiros meses do ano. Mas disparada, a maior função deste início de 2011 foi a minha formatura. Foi com certeza um dos momentos mais emocionantes da minha vida receber o diploma após duros e pesados quatro anos. Bom, não tem como explicar melhor do que colando aqui o discurso das oradoras de Relações Públicas, turma de 2010.

Shelli: Senhor Reitor, coordenadores dos cursos, professores, funcionários, familiares e amigos, boa noite!
            Hoje, celebramos uma conquista alcançada após rápidos e intensos quatro anos de convivência e aprendizado. Observando nossa trajetória durante o período da graduação, vemos claramente o esforço empenhado para que chegássemos até aqui e pudéssemos exercer, com sucesso, nossas práticas profissionais. Tudo isso é fruto do nosso amor e comprometimento com a profissão,  ancorados no apoio e nos conhecimentos adquiridos com os nossos mestres.

Lia: No ano de 2007, quando éramos apenas bixos, conhecemos um mundo novo, com novas pessoas, outras ideias e diversas dificuldades. No primeiro dia de aula fomos submetidos ao trote e decoramos os gritos de guerra do curso, ganhamos apelidos únicos que jamais serão esquecidos e começamos a aprender o imenso potencial das festas da FACOS, onde, até hoje, somos surpreendidos!

Shelli: Foram, também, nos primeiros semestres da faculdade que ralamos nas teorias do professor Adair, mergulhamos nos ensinamentos sobre comunicação integrada da professora Elisângela e aprendemos os primeiros passos de um planejamento com nossa paraninfa, a professora Rejane.

Lia: Além do estudo e curtição, nos tornamos, meio que sem querer, viciados em estágios, desde as assessorias de relações públicas com a professora Jaqueline nos centros e órgãos da universidade até os árduos trabalhos em empresas particulares. Tudo em troca das famosas bolsas PRAE, vales-refeição ou singelos salários, além da experiência, claro. Ah, não esquecendo de mencionar os trabalhos voluntários em ONGs, as incontáveis participações em palestras e os cursos extra-curriculares. Porque afinal, tudo é currículo, né gurias?

Shelli: A turma que possuía vinte e cinco colegas, foi perdendo seus componentes com o passar de cada semestre; e hoje, apenas cinco mulheres sobem ao palco para representar aqueles que optaram por outros caminhos ou que dividem conosco a glória de se tornar Relações Públicas, mas ficaram na platéia para nos assistir.

Lia: A primeira, agora então Relações Públicas a ser chamada foi a Andressa. Uma daquelas pessoas que todos querem ter como companhia, disposta a programas diversos; de idas ao teatro, aos bares mais badalados da cidade. Sempre muito bem vestida, fará sucesso na Itália.

Shelli: Glamour; essa é a palavra da Cássia! Uma menina-mulher com um humor incrível e loucas ideias. Se na sala de aula ela mostra presença de espírito, nas festas não pode ser diferente. Muito bem animada e disposta a encarar qualquer situação, ela faz sucesso por onde passa!

Lia: A Nadia é uma pessoa batalhadora, corre atrás de tudo o que quer e não aceita um não como resposta; ela também é forte, não importa o problema que está passando, permanece firme exercendo as suas milhares de funções. E graça a seus múltiplos papeis, ela é aquela colega que sabe tudo: dúvida sobre o local da prova ou a data de entrega da resenha? A Nadia com certeza tem a resposta!

Shelli: Com seu estilo super arrojado, a Lia abala em qualquer ocasião. Tanto faz se for na Europa, nos Estados Unidos ou aqui mesmo em seus eventos sociais! Estilo é a sua marca maior. Esse estilo está também na sua forma de fazer o seu trabalho, acompanhado de seu gênio também irreverente, peculiaridades que a fazem muito divertida!

Lia: O que falar dessa aqui do meu lado? Dona da risada mais engraçada que já passou pela facos e sempre muito bem humorada, a Shelli só é pequena de tamanho, porque onde quer que ela vai está sempre marcando grande presença.

Shelli: Assim como nós, há outros colegas que venceram a graduação e levam consigo grande talento, como o nosso querido Jones, único formando homem nas Relações Públicas, que orgulha nossa turma por ser o RP do Brasil, título entregue na edição nacional do maior congresso de comunicação, o Intercom 2010!
            Cada qual com seu estilo, com sua maneira de levar as coisas, fez da nossa turma um grupo único, onde foram revelados grandes comunicadores, com grandes sonhos, e com muito potencial para alcançá-los.

Lia: Fortes e competentes, almejamos sempre o melhor desempenho no exercer de nossas funções, seja no setor público ou privado, no âmbito profissional ou acadêmico. Organização, eficiência e paixão são as nossas motivações no compromisso com o desenvolvimento ético, social e humanista da profissão que escolhemos seguir. Agora podemos dizer, enfim, com o peito cheio de orgulho, que somos Relações Públicas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário