quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

The end: Jodhpur

Saimos de Jaisalmer por trem ateh Jodhpur, chegamos lah 11h da noite. Uma pessoa que viajava com a gente tinha um conhecido na cidade, aih ele procurou uns hoteis pra gente dormir. Olhamos um ou outro e ficamos no mais barato, claro. Tipo assim, oito reais a diaria por pessoa. Como eh barato viajar aqui, ainda fico chocada!

Inside the train.
Mas eh claro que neste meio tempo jantamos, um thali. Tem chapati, outro tipo de "panqueca" que nao lembro o nome e varios potinhos com diversas comidinhas. O que eh cada coisa? Nem ideia, mas tava bem gostoso! O que consegui identificar foi arroz (obvio) e num dos potinhos vermelhos meu amado paneer. A cebola na ponta de baixo eh a "salada". Indiano adora comer cebola pura.

Dormimos ateh as 7 matina, pois o nosso onibus para voltar a Udaipur para pegar o onibus para vir ateh Mumbai era as 10h30min. Sim, tinhamos apenas algumas horas para ver todos os pontos turisticos da cidade. Por varias falhas de comunicacao, o grupo acabou se dividindo e fomos eu, Marianella e Claudia de rickshaw ateh o gigantesco forte. Por nao termos tempo, nao subimos, tiramos algumas fotos na entrada e soh. E aaaaaaaai que parto esses rickshaws! Depois que cheguei na India meu nivel de paciencia com coisas no geral aumentou muito, dificilmente me irrito com algo e com esses rickshaws do norte eu me irritei. Nada de ingles e o pouco de hindi que nos tres juntas sabiamos nao adiantava nada porque eles soh falam o dialeto local (Y). O pior mesmo sabe o que eh? No meter! A unica cidade na India que usa meter eh Mumbai, entao o valor a ser pago eh sempre na negociacao. (Nao lembra o que eh meter? Clica aqui)
 
Uma gracinha os rickshaws do norte, todos decorados e panana... mas muito dificeis de lidar!



 







Colors and more colors :)

 



Marianella,


eu



e Claudia.

Blue Johdpur.

Entao, Jodhpur eh a cidade azul. O pessoal de lah pintou pra "espantar o calor do sol", nao sei se funcionou, mas fica legal neh? Uma pena, mas uma peeeeeena, que nao deu tempo de ir lah dentro dessa arte da cidade :/ quem sabe numa proxima. Aih do forte pegamos nosso rickshaw, que estava nos esperando no estacionamento, e fomos ateh o palacio. Eh muita riqueza nessa India, tem templos, palacios e fortes por tudo que eh lugar!

 



 

Esse palacio agora tem um pedaco que eh um hotel, nem queiram imaginar quanto eh a diaria, ateh porque eu nao sei responder :P outra parte continua sendo a residencia da familia dona do palacio e uma outra partezinha eh um museu.

Logo na saida do palacio tinham umas residencias com uma arquitetura curiosa e bem desertica, tipo Jaisalmer:



Aih chegamos no hotel ao meio dia! Mas Lia, e o onibus? Babou, nao tinha mais passagens. O jeito foi alugar um carro e fomos os 7 bem apertados, os outros 3 companheiros de viagem seguiram para o norte. Uma foto da figuraca que encontramos no meio do caminho:


E um chocolate que soh se encontra na India! hahahahha


Chegamos em Udaipur, pegamos o onibus para Mumbai e depois de 17 horas de viagem, com banheiros tensos e estradas mais ainda, fui direto trabalhar. Ufa! Esse deserto me cansou e vou lembrar pra sempre. Alias, todos os meus segundo aqui na India eu vou lembrar pra sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário