domingo, 2 de agosto de 2009

Final-de-semana com direito a coquetel


Como ainda estou sem sair, continuo nos programas lights de final-de-semana. Ontem foi a vez da Feira de Múltiplas Artes, que acontece no primeiro sábado de cada mês, das 14h às 18h e seus meados, ao lado do Museu de Arte de Santa Maria (MASM) e tem como promotor a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura aqui da cidade.

Cheguei na feirinha perto das 17h30min enquanto o sol ainda estava presente, porém os vendedores que por lá estavam, já iniciavam o processo de recolhimento de seus produtos. Para quem ainda não foi é uma boa dica aparecer na próxima e levar uma grana porque tem várias coisinhas legais. Eu sou suspeita pra falar de feirinhas porque A-DO-RO ir em uma, é possível achar produtos de boa qualidade por preços mínimos. Tudo lá era handmade ("feito pelas próprias mãos"), indo de chaveiros a bolsas e cachecóis. Essa é a segunda vez que eu fui e em comparação com a do mês de julho a variedade de produtos diminuiu, também não teve intervenções artísticas nem exposições independentes e ainda, alguns dos expositores que eu conheço não compareceram. Ponto negativo pra feirinha. Apesar dos apesares, eu saí satisfeita com o meu mais novo chaveiro, um cogumelo do SuperMário da Libi_artes :D


Bem do lado de toda essa função fica o MASM, onde em uma das salas estava tendo uma mostra até não sei quando do artista plástico Peciar, já na outra sala tinha uma exposição do grupo Arte Pública, a (ex)cultura. O trabalho do Peciar eu já conhecia então não foi nenhuma novidade, mas a outra exposição, que por sinal estava sendo inaugurada ontem com direito a vinho e biscoitinhos, eu achei ok. Não sou a pessoa mais indicada para falar de arte, mas a exposição em si não me chamou muito a atenção, apenas um dos trabalhos merece destaque que é o que localiza-se logo na entrada. Minha amiga Bona, estudante de Artes Visuais, fez a seguinte análise: "esta é uma obra aberta que está disposta pra qualquer interpretação, ela faz uma ligação com o modernismo, porém quebra tal ligação pelo fato de ser um trabalho contemporâneo que ocupa um lugar no espaço, se contrastando com as obras do modernismo através das figuras ali afixionadas".

E aí alguém entendeu? haha vai lá conferir e depois me conta se concorda com esta análise ;) a (ex)cultura fica no MASM até o dia 30 de agosto. Abaixo, eu sendo discreta para tirar foto da obra em questão.

14 comentários:

  1. eu não fui, nunca fui e se na próxima tu for me convida, ai eu dexo minha análise critica aqui no teu blog! :)

    ResponderExcluir
  2. HAAHUAHUAHUAHAUHAUAH BEM DISCRETA A FOTO NÉ LIA....sxklçasxlçaskxlçk só a gentye sabe comor ealmente as 150 fotos foram discretas ( a até q foi..hauahuaa)
    éée essa foi a minha analize pessoal né...maaas vaaai sabe... hauahuahaa

    ResponderExcluir
  3. aih eu sou a favor de que, essas esculturas tenham nome, ajuda entender oq os artistas quem passar.
    aoidfuaoifaos

    e essas ferinhas eu só fico sabendo sempre dps que passa embora que se é tudo manual, acho q eu não ia comprar nada mesmo
    aoisduoauoa

    kisses lia, tá bem lindo

    ResponderExcluir
  4. Lia Maria, gostei muito da tua tendência do blog agora, falar sobre SM...parabéns tenho certezaq vai ser maara..
    Aproveita e fala lá do shopping, da loja( faz um jabá pra mim né heheeh..Estarei aqui conferindo as news..beijoooooo
    Cássia

    ResponderExcluir
  5. Cogumelo da vida!! baeii esse eh o mais raro!

    ResponderExcluir
  6. hahaha, concordo plenamente com a analise da fefe o.O
    tbm nunca fui lia, me leva junto a proxima vez?

    ResponderExcluir
  7. aaaaaaah eu sempre vou!
    só não fui nessa última pq tava viajando!
    é mara mesmo, da outra vez que eu fui gastei horrores, mas não resisto àqueles chaveirinhos fofos!

    ResponderExcluir
  8. É...tu chegou meio tarde, por isso o pessoal estava recolhendo as coisas. E as intervenções artística ocorreram às 14h. Eu também perdi porque cheguei passado das 16h30. Vc tem razão, tinha menos variedades do que na edição de julho e tinha vendedores que não estavam presentes no sábado. Também tinha muita banca vendendo as mesmas coisas. Sempre vou na Feirinha, inclusive tem um registro lá no meu blog.

    ResponderExcluir
  9. O grupo Arte Pública é formado por artistas que tem em sua trajetória a linguagem escultórica. A exposição que encontra-se em cartaz no MASM durante este mês foi uma proposta de trabalhar dentro do espaço do Museu tal qual ele se encontra, ou seja, um lugar propício à Arte Contemporânea. Neste sentido buscamos na nossa trajetória a proposição de materiais tradicionais da escultura (madeira, gesso, pedra, ferro) apresentando- os em sua essência como objetos em potencial.

    ResponderExcluir
  10. Raissa... quanto a questão dos nomes de trabalhos e de autores nós optamos por não cercear a aisthesis perante a obra, deixando que ela se originasse apenas e tão somente da experiência visual. Caso tenha interesse estamos propondo para grupos encontros com os artistas no espaço da exposição.É só entrar em contato com a Carla ou o Márcio lá do MASM.

    ResponderExcluir
  11. Catiuscia! Obrigada pelas informações, esclareceu vários pensamentos da minha cabeça :D

    ResponderExcluir
  12. humm..é agora está explicado, é uma opção da amostra de vcs. é q pessoas que não tem contato com essa area sempre acabam meio perdidos no que os autores querem transmitir, sendo um sentimento ou apenas experencia visual :P

    ResponderExcluir