sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Stella Artois

O primeiro post explicativo é referente a uma das cervejas que recebeu mais votos na última enquete feita aqui no blog, a belga Stella Artois.

Já adianto que não gosto da Stella, acho um pouco amarga, com gostinho de tampa de garrafa estilo Heineken, mas longe de mim ter preconceito com as pessoas que amam e idolatram essa cerveja. Continuem tomando se agrada à vocês, óbvio!

Bom, a Stella foi originada no interior da Bélgica, em uma pequena cidade chamada Leuven, tempão atrás, lá em 1366. O nome inicial era Cervejaria Den Hoorn e passou a ser Cervejaria Artois só no século 18 quando foi comprada pela mestre cervejeiro Sebastian Artois. Mas a marca Stella Artois surgiu somente no Natal de 1926 quando a cervejaria lançou uma edição limitada mais clara, a qual recebeu o nome Stella, que no latim significa estrela. Blá, blá, blá. A chic Stella chegou no Brasil só em 2005. Disso eu realmente não sabia, pensei que já estava aqui logo após a sua expansão na década de 30. Me senti moradora de um país muito retardatário quando se fala em cervejas.


Um fato super interessante é que a cidade "mãe" da Stella recebeu em 1425 uma Universidade que passou a, vejam só, patrocinar a cervejaria! Os estudantes da Universidade de Leuven desde essa época até hoje em dia se metem em pesquisas para o aprimoramento da produção desta cerveja e de outras. Alow, Universidade Federal de Santa Maria, que tal se inspirar na Bélgica?


Outra coisinha que me chamou a atenção nessa pesquisa virtual foi a maneira como se deve utilizar o cálice sagrado da Stella, que pode ser adaptado a qualquer copo de cerveja. Aqui vão as dicas totalmente copiadas do blog Mundo das Marcas:

 Use o cálice exclusivo STELLA ARTOIS. Limpe-o com detergente neutro e enxágue bem antes de servir.
● Coloque STELLA ARTOIS dentro do cálice, segurando-o em um ângulo de 45o.
● Muito cuidado para não deixar a garrafa encostar na boca do copo.
● Permita a formação natural do colarinho, abaixando o copo.
● Distancie a garrafa do copo ainda para a formação natural do colarinho.
● O tamanho correto do colarinho é por volta de dois dedos.
● Sirva a STELLA ARTOIS com temperatura ideal entre 4o e 6oC.
● Saúde!

Juro que vou tentar lembrar dessas dicas quando estiver tomando cerveja. Será que ela fica realmente melhor? Nunca testei. Se alguém tentar me avisa :)



Entrei no site da Stella e para minha surpresa, o site, em conjunto com sua imensa equipe de marketing e fidelização do cliente me ofereceram um cartão de final de ano. Então, eu fiz um para os queridos leitores que acompanham o blog. Não consegui colocar ele aqui no post, então é só clicar neste link aqui e voilá. É meio tosquinho, mas também é bem legalzinho. Fiz com muito amor e carinho ;* (até rimou ishaisha)

Fotos: Reprodução do Google.

3 comentários:

  1. Como assim não gosta de STELLA? haha
    Uma cerveja muito boa que eu conheci há poucos dias é a Paulaner Weiss (alemã).

    ResponderExcluir
  2. Lia acho que tu tem que rever teus conceitos! Estela é muito boa! Segue mesmo o padrão da Heineken.
    Em relação as pesquisas, apoio TOTAL a UFSM nesse tipo de pesquisa! Afinal, tem tanta pesquisa inútil, essa seria de ótimo custo benefício ;D
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. aishaishsiau aaai gente, eu não gosto de Stella!

    Tonetto: trás uma Paulaner Weiss pra gente provar aqui!

    Silvia: Vamos montar um grupo de estudos de cervejas e apresentar ao reitor? hahaha

    ResponderExcluir