domingo, 27 de setembro de 2009

Gauderiando pela música regional

Quem me conhece deve achar esse título uma viagem, porque eu sou uma das últimas pessoas que vem a mente ao se pensar em música gaúcha. Porém, é isso aí mesmo, sábado a noite eu fui no show do Quarteto Gauderiando e convidados que aconteceu no Theatro Treze de Maio e devo confessar que achei incrível! Sou uma frequentadora assídua do Theatro e agora que trabalho na OPSs!, o Treze tem a minha presença confirmada quase todos os sábados.

Com uma mistura mais "moderninha" de música regional, a apresentação que durou mais de uma hora foi marcada pelos momentos de interação entre o quarteto e os artistas convidados: Marcello Caminha no violão e Shana Müller na voz. Com muita animação, o grupo que estava no palco conquistou o público através das palmas e de gritos dos gaudérios empolgados na platéia. A organização do theatro pecou no quesito acústica, porque eu estava sentada bem atrás e as paredes tremiam quando a música ficava um pouco mais alta e fora que durante a primeira música da Shana, o microfone dela deu algumas falhas e ela teve que ficar segurando o fio de um jeito que ele não apagasse completamente.

Mas enfim, achei uma experiência interessante ir a este evento, que com certeza me abriu as portas da ecleticidade (essa palavra existe?). Não estou dizendo meeesmo que amanhã vou sair pra comprar a minha bombacha, mas que é sempre bom estar aberta a novos ambientes, culturas e músicas ;)

Abaixo o vídeo da última canção onde todos os participantes estão juntos tocando aquela música "vou me embora prenda minha..." que eu já escutei em algum momento da minha vida e agora ao vivo então, mara!





Pra quem se interessou, nesta segunda-feira às 18h o Quarteto toca no foyer do Theatro Treze de Maio, de graça. Ficaadica!

5 comentários:

  1. mais aaaaah dona lia
    daki uns dias ela aparece
    no macondo vestida de prenda tche :D~
    adorei o post ^^
    muito bem escrito ;@

    ResponderExcluir
  2. "quando foi de maaaadrugada prenda minha foi se embora e me deixou"

    ResponderExcluir
  3. é lia.....de uma vez por todas....tu virou um caso PERDIDO.
    desde q tu começou a frequentar a balare e achar "ingraçado " eu notei de cara que tu tava indo por um caminho sem volta...
    prenda minha? =O
    e com qm tu foi??? quero saber...(pode me responder por SMS kjcklsdjcsd)

    ResponderExcluir
  4. A exemplo da “blogueira”, quem me conhece sabe que não tenho exatamente o estereótipo de gaucho...tampouco tive minha saveiro rebaixada, ou sai de alpargatas na rua pra dizer que moro no centro, enfim, coisas peculiares de quem supostamente honra as nossas tradições....talvez essa minha visão taxativa venha do fato de me tirarem do CTG por estar de brinco, não obstante sequer me deixaram entrar por minhas calças serem mais justas do que a da minha namorada na época...é, padeci mtas vezes em um CTG, mas apesar disso tenho orgulho em ser gaúcho e sei reconhecer que existem mtas coisas de valores por aqui ....principalmente no âmbito cultural, mais especificamente na poesia e letras de determinadas músicas que realmente são lindas....nesse ponto sou bem provinciano sim, e entendo que nem tudo q venha daqui esteja perdido!! Mas a Balare esta aheuhe

    ResponderExcluir
  5. Bá, sério, bombacha feminina é massa. É tipo uma sarawell. Não precisa ser gaudério pra usar. E o povo gauderiano tem mta coisa massa. Mtas músicas animadas, fortes, harmonias legais, o sotaque é tri, o ritmo é tri... Nunca falta cerveja no meio da gauderiada. Meus tios tão sempre no "vão bebe mais uma, guri!". E et cetera.

    ResponderExcluir