segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Feira do Livro de Porto Alegre

Sexta ao meio dia saí de Sta Maria com a family rumo a capital gaúcha para consagrar o meu tio Carlos Urbim, que este ano foi escolhido patrono da 55ª feira do livro de Porto Alegre.

Chegamos lá a tardinha após alguns transtornos durante a viagem, demos uma rápida passada no hotel e fomos para a posse do patrono no teatro Sancho Pança no cais do porto ao lado da Bienal do Mercosul. A posse teve toda aquela enrolação padrão de eventos públicos com a "ilustre" presença de autoridades como: o fogaça falando de pêssegos (y); o charles kiefer que eu particularmente gosto bastante, porém fez um discurso sobre uma falsa democracia que eu não curti muito; um cara francês falando do inacabável ano da França no Brasil; a secretária de cultura do RS, Monica Leal falando umas coisas sem sentido e por aí vai... Um ponto randon bem interessante de tudo isso é que todos os discursos tinham tradução simultânea pela linguagem de sinais.

Essa embromação durou uma hora até que foi encerrada com o emocionante discurso do recém-empossado jornalista e escritor Carlos Urbim. Não é porque ele é meu tio que vou ficar pagando pau, mas a emoção dele em finalmente ser patrono de algo que ele concorre a 10 anos, realmente (clichê) não tem preço. Sua fala contagiou as autoridades, as crianças e os mendigos ali presentes, contemplando uma breve homenagem a quem ama a literatura que foi encerrada com a declamação do poema infantil Biblioteca.

A minha mini ida a Porto Alegre ainda incluiu jantar e beber uns chops no Barranco sexta a noite, me encontrar com os jogadores do Inter na saída do hotel e assistir ao filme/documentário "Alô, alô Terezinha" ao lado de idosos no sábado às 14h. Eu recomendo muito ver o filme do Chacrinha que certamente deu um plus a cultura brasileira.

Abaixo, o instante em que Charles Kiefer desce do palanque, abraça Carlos Urbim e todos os fotógrafos acham que este é o momento da foto, inclusive eu :P


Sobre a promoção, sorry queridos leitores, mas não me organizei então não rolou. Mas acontecerá num futuro próximo, continuem atentos.

Beijosmeconvidempratomarumaceva!

6 comentários:

  1. Parabéns pro titio Lia!! E agiliza essa promoção ai que quero partucipar ;)
    beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lia, sobrinha querida!

    Achei muito divertida tua descrição da cerimônia de abertura da 55ª Feira do Livro. Esses atos oficiais não são para jovens, que logo ficam de saco cheio. Mas para mim foi muito legal, claro, na condição de patrono em plena posse. O mais difícil de aguentar foi o calorão terrível, sensação térmica de 50 graus no Teatro Sancho Pança. Gostaria que teus amigos soubessem que te admiro muito, pois és uma guria tridescolada, antenada que nem a Biblió, personagem do livro "Uma graça de traça".
    Ao ler teu texto, fiquei louco de vontade de ver o documentário sobre o Chacrinha, um ícone da nosaa cultura popular. Todos os brasileiros merecem rever o "velho palhaço balançando a pança", como cantou Gilberto Gil.
    Escrevo para crianças, tua turma não me conhece. Mas acho que eles poderiam ler (os que gostam de ler, claro!)meu livro "Os Farrapos", uma reportagem sobre o maior episódio da história rio-grandense.
    E te agiliza, garota! A Ju Carlotto está cobrando com razão.
    Bota logo na roda a promoção!

    Um beijão do tio que te ama (explica direitinho pros amigos que o Urbim é casado com a irmã da tua mãe, daí os sobrenomes diferentes... he he he)

    Carlos Urbim, patrono da 55ª Feira do Livro de Porto Alegre

    ResponderExcluir
  3. Ok tio de verdade! Vou agilizar a promoção e te aviso pra ti concorrer também ^^

    Esqueci de mencionar o calor pq eu não estava derretando tanto devido a chuvinha que caia sobre mim que certamente não chegava onde tu estava sentado.

    Recomendo "Os Farrapos" e "Um Guri Daltônico" que amo de paixão!

    ResponderExcluir
  4. sujeito me cobra as 6:30 da manha um comentario pra eu chegar aqui e ver que naum tem mais promoção!!!mas isso é um absurdo!! vou fazer uma mobilização com os leitores do blog, chega de conformismo! hauehaueh parabéns pelo tio!!

    ResponderExcluir