terça-feira, 2 de agosto de 2011

Agosto, o mês da cultura

Ontem à noite aconteceu a abertura do mês da cultura de Santa Maria em um prédio histórico muito bonito e cuidado, na Vênancio quase esquina com a Rio Branco. O evento foi meio longo, começou às 20h e pouco e foi até umas 22h e estava bem interessante e diversificado.

Interessante, pois afinal, é a abertura do mês da cultura, que Santa Maria insiste em abraçar e o esforço está valendo, cada dia mais. Este ano a programação está recheada de apresentações em vários cantos da cidade, de Camobi a T. Neves, passando pelo Itararé, não deixando ninguém de fora. Neste mês cultural acontece também a virada cultural, que são 24h ininterruptas de cultura, como aconteceu ano passado e parecido com o aconteceu esses dias, lembram?

E diversificado. Teve apresentações contemporâneas do EMAET (não tem site, mas aqui tem uma breve explicação do trabalho deles), que não sei se casaram com o objetivo do evento, o qual tinha autoridades, formalidade e uma plateia séria. Os artistas provocaram o público com tecidos de uma maneira no mínimo intimista, tocando nos rostos ao som de umas batidas muito altas... é, não me senti a vontade. Talvez em outro momento, num outro local, a encenação fosse melhor recebida, tanto por mim, como para um outro público.

Minhas fotos ficaram péssimas e como vi uma quantidade imensa de fotógrafos, sabia que poderia roubá-las  posteriormente :P e aqui estão, fotos de João Alves, do site da Prefeitura, as danças intimidadoras do EMAET e o tango do Oca Brasil:



Continuando a parte interessante, gostei muito do discurso da atual Secretária de Cultura de Santa Maria, Iara Druzian. Ela falou bonito sobre as mudanças culturais que a cidade está passando e vai passar. O novo MASM, a nova LIC e por aí vai. E olha eu de costas centrada no discurso da Iara, geeente como eu to loira!


Mas o mais legal do evento de ontem, certamente foi quando reconheceram as empresas e, principalmente, as pessoas que mais contribuíram com a Lei de Incentivo à Cultura. Eles receberam um selo de amigo da cultura, legal né? Para quem não sabe, o "contribuir com a LIC" é destinar uma parte dos seus impostos para projetos culturais. Qualquer pessoa pode fazer isso, sem custo algum, e normalmente quem faz todo o tramite é a produtora que realiza o espetáculo/mostra/exposição.


A cidade está em um bom momento cultural :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário