sexta-feira, 29 de junho de 2012

A batalha da língua


Vou direto ao ponto que dói, aqui ninguém fala inglês. Em relação a dificuldade de comunicar a Índia não chega nem perto da China. Na Índia, especialmente em Mumbai, o inglês é falado como segundo idioma fácil, os produtos no mercado normalmente são em hindi e inglês e a grande maioria dos indianos sabe pelo menos palavras básicas. 10 x 0 pra Índia neste quesito, porque aqui se tu não fala mandarim/cantonês a tua vida vai ser milhares de vezes mais difícil. Não só vai como está sendo.

Pra começar, chinês não usa letras, usa caracteres, aqueles ideogramas de tatuagens das antigas sabem? E sabe quantos caracteres existem? 6 mil. Barbadinha. Graças à todos os deuses existentes, tem algo chamado “pin yin” que é a pronúncia destes caracteres e que faz com que eles possam ser escritos, o que facilita muito! Por exemplo, no post anterior o título é “ni hao, China”, “ni hao” é “oi” (com uns acentos estranhos que meu computador não tem, então vai sem mesmo) e é o “pin yin” (também com acentos estranhos) dos caracteres 妳好. Estes tais de “pin yin” ajudam muito, muito mesmo (!!!) porque daí tu não precisa ficar decorando desenhos que nem uma loca e tu consegue se achar na estação de metrô :) Ah, e o metrô é tão bom que tem várias coisas em inglês, até mesmo a mulherzinha no alto-falante tem a versão em inglês!

Já quando não tem “pin yin” aí é um caos, em restaurantes tu aponta a comida de alguém, em mercado tu compra na sorte e assim vai só pra pior. Como o pessoal aqui não fala inglês mesmo, quando tu se perde, não tem como pedir ajuda se tu não fala chinês. Eu estava perdida tentando achar a estação de metrô, perguntei pra umas 10 pessoas e a maioria fugiu de mim, nem quis me escutar, parecia até que estavam com medo hahaha aí vi duas estrangeiras, saí correndo atrás delas e perguntei “Please, tell me that you speak english!?”, elas falaram que sim e então consegui a informação de onde era a estação.

Foda, né? Aqui a barreira da língua é tensa mesmo. Por isso estou fazendo aulas de mandarim, até para conseguir me comunicar com a família que estou morando. Fácil não vai ser, mas vamos lá, tenho seis meses pra aprender.

Bye-bye (porque tchau é bye-bye mesmo, até na China! Hahaha)

2 comentários:

  1. Quem sabe se tu tivesse desenhado um metrô? hehehe

    ResponderExcluir
  2. hahaha pior! mas acho que eles não iam entender meu desenho :P

    ResponderExcluir